titulo

 

Com o intuito de valorizar o conhecimento específico do profissional, o Conselho Federal de Fonoaudiologia, através da Resolução CFFa nº454/2014, estabelece novos critérios para concessão do título de especialista.

A presidente da Comissão de Análise de Título de Especialistas e Cursos de Especialização (Catece), Maria Cecilia de Moura, destaca as mudanças mais pontuais. “Não temos mais prova de títulos, o fonoaudiólogo que quiser requerer o título tem outras alternativas a partir de agora”, explica.

As normas para obtenção e renovação do título de especialista estão regulamentadas na Resolução CFFa n. 454, de 17 de setembro de 2014, em especial nos anexos I  e II. A resolução está disponível no site do CFFa, menu ‘Legislação > Resoluções’, que pode ser acessado nesse link.

Para obtenção ou renovação do Titulo de Especialista, além da cópia autenticada de documentos comprobatórios, o fonoaudiólogo deve enviar também:

  • Requerimento devidamente preenchido, sem rasuras, datado e assinado;
  • Cópia autenticada do diploma de Graduação em Fonoaudiologia;
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia de comprovante de endereço;
  • Declaração de regularidade do seu Conselho Regional de Fonoaudiologia;
  • Carteira profissional do Fonoaudiólogo, azul de capa dura.
  • Cópia autenticada da cédula de identidade profissional

 Novas especialidades

Paralelamente à publicação das novas formas de concessão do Título de Especialista, o CFFa aprovou durante a 138ª Sessão Plenária Ordinária, que aconteceu de 25 a 27 de setembro, 4 novas especialidades em Fonoaudiologia, são elas: Fonoaudiologia do Trabalho; Gerontologia; Neuropsicologia e Fonoaudiologia Neurofuncional.

A decisão pela criação das novas especialidades, vem oficializar o trabalho que muitos profissionais já realizam. Maria Cecilia complementa que o reconhecimento das novas especialidades pelo CFFa fortalecem a atuação do fonoaudiólogo. “A demanda surgiu da própria classe e agora vai formalizar o mercado de trabalho e,consequentemente, a fonoaudiologia”, considera.

A Resolução que cria as novas especialidades é a Res. CFFa nº 453/2014, e foi publicada no Diário Oficial da União em 07/10/2014.

Mais informações com Ivanir Ap. Franco Lobato Araujo, através do email ivanir.secretaria@fonoaudiologia.org.br ou  pelo fone (61) 33215081.

Atualização cadastral

O Conselho Federal de Fonoaudiologia está atualizando os dados de todos os fonoaudiólogos especialistas. Para isso é preciso enviar a atualização dos dados, conforme documento disponível nesse link para o email: ivanir.secretaria@fonoaudiologia.org.br

 

 

Responda