repudio 01

O Conselho Federal de Fonoaudiologia tornou pública, no último dia (25), uma Nota de Repúdio a respeito de uma cena da novela ‘O Sétimo Guardião’, em que a personagem ‘Stefania’, é curada da gagueira após sofrer violência por meio de estrangulamento.

A Nota de Repúdio [que pode ser acessada aqui], foi publicada em todos os meios de comunicação oficiais do Conselho Federal de Fonoaudiologia, e marcou o posicionamento do órgão diante da banalização do tratamento da gagueira e do desrespeito para com aproximadamente 5% da população brasileira que gagueja.

Observamos uma repercussão bastante grande nas mídias sociais e meios de comunicação. Essa repercussão se deu graças a mobilização da classe e dos interessados no assunto que propagaram nossa nota. Importante ressaltar e agradecer o apoio dos fonoaudiólogos para ações como essas, que levam ao fortalecimento da profissão, bem como demostram nosso dever em assegurar atendimento de qualidade à população. Profissionais engajados e que entendem seu papel no processo de mobilização e do controle social contribuem diretamente para o crescimento e valorização da Fonoaudiologia.

A Associação Brasileira de Gagueira também posicionou-se em suas redes sociais e seu trabalho também foi fundamental para pautar a mídia sobre a questão da gagueira, mitos, formas adequadas de trabalho, e repudiando qualquer forma de violência.

Mídias que divulgaram a nota:

Veja (Rio de Janeiro) – https://goo.gl/ZNaQ4W

O Correio Braziliense (Distrito Federal) – https://goo.gl/ket9nw

UOL (Rio de Janeiro)- https://goo.gl/sihBbm

Estadão (São Paulo)- https://goo.gl/G7LG9x

Radar Santa Maria (Distrito Federal) – https://goo.gl/8THjEr

Jornal do Oeste (Paraná) – https://goo.gl/czSVxh

BHAZ (Minas Gerais) – https://goo.gl/oJDKJJ

O Globo (Rio de Janeiro) – https://goo.gl/dPM1kq

Diário do Centro Mundo – https://goo.gl/PNSuww

Catraca Livre – https://goo.gl/owj4MR

CBN (Piauí) – https://goo.gl/pfWrJL

Dra. Thelma Costa

Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia

Responda