A novas DCNs já foram aprovadas nas Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do CNS

diretrizes

A presidente do CFFa, Thelma Costa e o conselheiro Rogério Robert participaram hoje (13), da 312º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde. Umas das pautas foi a apresentação da proposta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Fonoaudiologia (DCNs) que já foram aprovadas na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do CNS. Após apresentação por parte do discente Douglas Vinicius Pereira e do histórico feito pela Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia Thelma Costa, as DCNs para Fonoaudiologia foram aprovadas por unanimidade pelo plenário do CNS. A proposta agora segue para apreciação e aprovação do Conselho Nacional de Educação.

O trabalho para elaboração dessa nova proposta foi iniciado em 2015 pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que fez um trabalho complexo de estudos e consulta pública aos profissionais. Durante a apresentação no CNS a presidente do CFFa, Dra.Thelma Costa parabenizou o trabalho realizado pela SBFa, e considera o feito um avanço significativo para categoria: “As DCNs para a Fonoaudiologia necessitavam de reformulação principalmente quando pensamos na formação do profissional voltado ao atendimento do Sistema Único de Saúde”, considera a presidente.

O conselheiro Rogério Robert explicou que a nova proposta está alinhada com a Resolução nº569/2017, do CNS
que estabelece os princípios gerais a serem incorporados nas DCNs de todas os cursos de graduação  na área de saúde. “As novas DCNs preconizam em linha geral uma formação no SUS e para o SUS”, afirmou o conselheiro.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia vai acompanhar todo o processo de apreciação e votação no Conselho Nacional de Educação.

Fonte: Comunicação CFFa
Redação: Suzana Campos

 

 

 

Responda