Manual de orientação ao Defensor Dativo
Manual Defensor Dativo Fonoaudiologia Este Manual foi elaborado com a contribuição dos membros das Comissões de Ética do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e suas assessorias jurídicas, e tem por finalidade responder às dúvidas mais frequentes sobre os processos éticos e sobre a nomeação de defensores dativos.
Pretendemos esclarecer:
- Como se dá a tramitação dos processos.
- O que é um defensor dativo e como ele atua num processo ético.
- Quando ele pode ser convocado.
- Quem pode ser nomeado defensor dativo.
- Que o defensor dativo pode recusar a nomeação.
- Se o defensor dativo recebe pelo seu trabalho.
Baixar Publicação

 

Guia Norteador: Atuação do Fonoaudiólogo Educacional
Guia norteador Conscientes da importância da consolidação do conhecimento
sobre a atuação do profissional na área da Fonoaudiologia Educacional, referendados pela legislação, políticas e programas vigentes, a Comissão de Educação do Sistema de Conselhos propõe a construção deste Documento Norteador, como meio de fornecer parâmetros para as ações nessa área de competência. Caberá ao fonoaudiólogo observar, considerar e respeitar as realidades locais.
Baixar Publicação

 

Manual: Padronização Internacional em Audiometria
capa manual iso Neste material você encontrará informações sobre a ISO 8253- Parte 1, versão 2010 e sua relação com a Norma Regulamentadora (NR7) do Ministério do Trabalho e Emprego
Baixar Publicação

 

Banner – Fonoaudiologia na luta pela integralidade da assistência
BANNER 100x140cm 3-page-002
Baixar Publicação

 

CARTILHA SUS: Contribuição da Fonoaudiologia para o avanço do SUS
cartilha sus capa site O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia elaborou esta cartilha com o propósito de fornecer informações sobre a contribuição da Fonoaudiologia na consolidação das políticas públicas de saúde e apresentar os principais campos de atuação do fonoaudiólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde, para melhoria dos indicadores desse setor.Atualizada em novembro /2015
Baixar Publicação

 

Cartilha: Perguntas frequentes de educadores e gestores educacionais
cartilha Conscientes da importância da construção da cidadania na infância e adolescência, a Comissão de Educação do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia propõe a construção de uma cartilha contendo um olhar sobre as políticas públicas federais e regionais nas quais pode-se observar a contribuição da Fonoaudiologia, além de outros temas que essa ciência traz como auxílio à Educação, inclusive elucidando possíveis atuações. A Fonoaudiologia tem muito a oferecer, como parte integrante da equipe pedagógica, agregando conhecimentos sobre a comunicação humana, que são de sua competência, assim como discutindo estratégias educacionais que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem.
Baixar Publicação

 

Reabilitação Vestibular – o que é:
site Reabilitação Vestibular
O que é?
Trata-se de um tratamento complementar, não invasivo, baseado em manobras e exercícios físicos repetitivos de olhos, cabeça e corpo, que visa a recuperar o equilíbrio.
Baixar Publicação

 

Conselhos, Sindicatos e Sociedade – Quais as diferenças?
capafolder Quais as atribuições dos Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia?
Quais as atribuições dos Sindicatos de Fonoaudiologia?
Quais as atribuições de uma Sociedade de Classe da Fonoaudiologia?
Com o objetivo de esclarecer a categoria, divulgar as instituições e suas atribuições o Conselho Editorial editou essa publicação que pode ser baixada gratuitamente pelo site do CFFa.
Baixar Publicação

 

Balizador de Tempo de Tratamento em Fonoaudiologia
folderpolitizacao

Este é um instrumento indicador de tempo de tratamento em Fonoaudiologia, idealizado para atender às necessidades sobre o tempo de assistência fonoaudiológica em problemas relacionados à saúde.

Baixar Publicação

 

FOLDER: A Fonoaudiologia em suas mãos
folderpolitizacao

Seja um líder entre os profissionais de sua categoria. O Conselho Federal de Fonoaudiologia incentiva a politização e a inserção dos profissionais em todas as instâncias de elaboração e discussão de políticas públicas. Estimula também a atuação acadêmica e pedagógica de forma a colaborar com a formação de fonoaudiólogos conscientes de seu papel político, na defesa da saúde, da educação e dos direitos da categoria. A Fonoaudiologia está em suas mãos! Como você pode contribuir para o fortalecimento da profissão?

Baixar Publicação

 

CARTILHA: Contribuição da Fonoaudiologia para o avanço do SUS
O Sistema de Conselhos elaborou a publicação com o propósito de fornecer informações sobre a contribuição da Fonoaudiologia  na consolidação das políticas públicas de saúde, e também para apresentar os principais campos de atuação do Fonoaudiólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Baixar Publicação

Manual de Audiologia
Manual de Audiologia é uma publicação do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia que foi produzido com o objetivo de orientar profissionais da área com relação aos procedimentos rotineiros da atividade. O guia pode ser baixado gratuitamente.
Baixar Publicação

 

Guia do fonoaudiólogo em Saúde Suplementar
Guia do fonoaudiólogo em Saúde Suplementar. Edição revisada e ampliada. 2012.
Baixar Publicação

Disfagia
A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde.
Ver publicação em PDF

Folder sobre NASF
NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.Sugestão de formato para impressão: A4, 4/4 cores, 2 dobras, papel couchê 180g.
Ver publicação em PDF

Fonoaudiologia & Educação
Fonoaudiologia & Educação.
Ver publicação em PDF

Guia do Fonoaudiólogo em Saúde Suplementar
O conteúdo publicado se propõe como instrumento útil e prático de orientação aos fonoaudiólogos na sua relação com a saúde suplementar, e também um chamado para que toda a categoria participe da luta em defesa de uma Fonoaudiologia valorizada, reconhecida e respeitada.
Ver publicação em PDF

Classificação Brasileira de Procedimentos em Fonoaudiologia – 3ª Edição
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia no uso de suas atribuições divulgam a Classificação Brasileira de Procedimentos em Fonoaudiologia – CBPFa – 3ª Edição. Trata-se de um instrumento importante para a classe fonoaudiológia pois congrega os procedimentos hoje executados pelos profissionais no Brasil, e procura unificar os termos facilitando a compreensão dos mesmos pela sociedade em geral.
Ver publicação em PDF

Manual de Biossegurança – Março 2007
O Conselho Federal de Fonoaudiologia e seus Regionais, preocupados com a excelência da atuação fonoaudiológica no Brasil, durante o último ano desenvolveu um estudo sobre biossegurança e Fonoaudiologia. Tal estudo culminou com a elaboração de um documento que tem por finalidade orientar.
Ver publicação em PDF