Pesquisar

Julho Verde – Mês dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

A cada mês, uma cor adquire um significado, sendo escolhida para simbolizar o combate a uma doença específica. Julho é o mês dedicado à conscientização mundial sobre o câncer de cabeça e pescoço, que representa o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

A Campanha Julho Verde é promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e objetiva alertar a população para a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, chamando atenção para uma doença cujos sintomas, muitas vezes, são negligenciados. Esse tipo de câncer pode provocar alterações na respiração, na mastigação, na deglutição, na fala e na voz, sendo o fonoaudiólogo o profissional responsável pela reabilitação dessas funções.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e demais locais da cabeça e do pescoço, é hoje o segundo mais frequente entre os homens e o quinto mais comum entre as mulheres, sendo que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem elevar para até 90% as chances de cura dos tumores da região.

A atuação fonoaudiológica acontece desde o pré-operatório, fornecendo informações sobre as possíveis mudanças na comunicação e na alimentação, assim como na reabilitação fonoaudiológica; no pós-operatório, considerando os procedimentos provisórios ou definitivos, como a presença de sonda e de traqueostomia, para a aplicação de estratégias para melhorar respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e voz, além de impactar favoravelmente na qualidade de vida e na ressocialização do indivíduo.

Em tempo: 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. A cor verde, utilizada na campanha, transmite uma mensagem de esperança, colabora para lembrar a importância do autocuidado e o cuidado com o outro. Fiquemos atentos.

Compartilhe