AMAMENTAR É A PRIMEIRA ATITUDE DE CONSTRUÇÃO DO MUNDO IDEAL

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, e a amamentação é um momento de aprendizagem. Terceirizar cuidados e buscar auxílio na tecnologia são tentações muito fortes. A construção do vínculo materno é de grande demanda física e emocional, e não existe ligação maior do que a nutrição – de alimento e de afeto – entre mãe e bebê.

Sabemos da importância alimentar, imunológica e psicológica de amamentar.

Perceber a própria capacidade de alimentar uma pessoa, oferecer conforto e bem-estar a um ser pequeno e indefeso é reconhecer a própria riqueza. Doar vida é um ato de uma grandeza difícil de descrever em palavras; nem todos os poemas e canções do mundo dariam conta dessa missão. E quer saber? Nem precisa. Se pudermos sentir, poderemos reproduzir os atos de compartilhar e doar: não apenas entre mães e filhos, mas entre todos nós, fortes e frágeis, saudáveis e vulneráveis.

Um pote de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Os bancos de leite humano estão preparados para orientar sobre como fazer a coleta segura, mesmo na pandemia. Quem doa pode salvar a vida de bebês que estão internados e não podem ser amamentados por suas mães.

O leite materno é o primeiro e melhor alimento para o recém-nascido. Existem várias formas de aleitar, oferecer amor e construir vínculos durante a amamentação. Cada bebê e sua mãe formam um universo de possibilidades e condições próprias. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para apoiar, desenvolver, habilitar e reabilitar a mamada, seja nas situações usuais ou nas adversas de aleitamento materno.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação; a cor dourada simboliza que a amamentação é o padrão ouro para alimentação infantil.

A proposta do CFFa, nessa Semana Mundial do Aleitamento Materno, é abraçar a ideia do vínculo primordial entre mãe e filho e levar amor, nutrição e proteção à saúde de todos nós, para que possamos cuidar uns dos outros enquanto esperamos, juntos, passar esse momento difícil.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp