Pesquisar

Avaliação do frênulo lingual é competência do fonoaudiólogo

O frênulo lingual faz parte da anatomia da língua humana e sua função, no período embrionário, é direcionar o crescimento da língua, sendo vestigial ao nascimento. A língua participa das funções de sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.

A limitação do movimento da língua causada pelo frênulo lingual é denominada anquiloglossia e interfere na realização das funções orofaciais, podendo gerar impacto negativo na alimentação, na produção da fala e no crescimento transversal da maxila.

É importante reforçar que uma avaliação precisa e específica permite identificar os casos em que o frênulo lingual está limitando o movimento da língua. A liberação do frênulo lingual, por meio de procedimento cirúrgico, definido e conduzido por um médico ou cirurgião dentista, tem o objetivo de possibilitar a livre movimentação da língua, sendo a interdisciplinaridade fundamental para o sucesso do diagnóstico e da intervenção.

Cabe ao fonoaudiólogo o acompanhamento do desenvolvimento das funções orofaciais nos diferentes ciclos da vida, bem como a identificação e tratamento dos distúrbios miofuncionais orofaciais relacionados aos quadros de anquiloglossia. A atuação do fonoaudiólogo após o procedimento cirúrgico deve ser constituída da utilização de estratégias que favoreçam a adequação das funções orofaciais. Ressalta-se que a formação do fonoaudiólogo não respalda a manipulação da ferida cirúrgica, pois, até o momento, não há estudos que possibilitem compreender o processo de cicatrização do frênulo lingual.

Destaca-se a participação do fonoaudiólogo como profissional fundamental no processo de avaliação e reabilitação das funções exercidas pela língua, cuja conduta deve ser pautada em conhecimento científico atualizado, habilidades procedimentais específicas e ética profissional

Compartilhe