Pesquisar

CFFa e entidades entregam moção de apoio ao Projeto de Lei que institui o Dia
Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina

No dia de ontem, 24 de junho, a presidente do CFFa, Silvia Tavares, juntamente com o presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) da autarquia, Danilo Mantovani, estiveram reunidos com o senador Nelsinho Trad para debater ações acerca do Projeto de Lei nº 6565/2019, que tem o objetivo de instituir o dia 24 de junho como Dia Nacional de Conscientização da Fissura Labiopalatina.

Durante o encontro, os representantes do CFFa entregaram uma moção de apoio ao parlamentar, que está à frente da relatoria do projeto no Senado Federal, e destacaram que o estabelecimento da data promoverá visibilidade ao tema, deixando a sociedade mais bem informada acerca dessa malformação congênita.

A moção de apoio, assinada pelo CFFa, pelos conselhos regionais, por associações e também por organizações não governamentais engajadas na causa, expõe a dura realidade enfrentada por quem é afetado pela fissura labiopalatina. Popularmente conhecida como lábio leporino, a malformação pode acometer lábio e palato, de forma isolada ou associada, podendo gerar dificuldades para o bebê se alimentar, crescer, falar e socializar, devido às anomalias dentárias, além de distúrbios de voz, fala, linguagem, e até risco de morte durante os primeiros meses de vida.

O texto também esclarece que o tratamento é longo e muito complexo, por se tratar de uma abordagem interdisciplinar com idades e condições de saúde específicas para a realização das inúmeras cirurgias reconstrutivas e estéticas, além dos essenciais tratamentos ortodônticos, fonoaudiológicos, psicológicos, pediátrico, otorrinolaringológico, dentre outros.

Como senador e médico, Nelsinho Trad se colocou à disposição do projeto e garantiu que trabalhará para promover um amplo debate sobre a fissura labiopalatina e pela instituição do dia 24 de junho como uma data para conscientizar toda a população sobre o assunto.

Acesse a Consulta Pública: PROJETO DE LEI nº 6565 de 2019

Mocao-de-apoio-ao-PL-No-6565_2019

Compartilhe