fcfas 02

Aconteceu hoje (24), em Brasília, o Encontro das profissões da área da Saúde que tem o objetivo de debater o Ensino a Distância na graduação. A diretora tesoureira Silvia Ramos e a analista técnica fonoaudióloga Valdirene Batista R. Costa representaram a Fonoaudiologia no evento promovido pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS)  em parceria com Conselho Federal de Farmácia (CFF)

A programação contou com debates, panorama dos cursos EAD em Saúde no Brasil, compartilhamento de experiências no enfrentamento do EAD, além do posicionamento do FCFAS sobre o EAD, e por fim o encaminhamento e definição de estratégias.

Durante a abertura do evento o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, agradeceu a anuência do FCFAS contra, em suas palavras, “A malfadada proposta do governo em permitir a criação de Cursos de Educação a Distância, em nível de graduação, na totalidade da formação”, afirmou. Segundo ele, todas as profissões precisam unir-se para demonstrar para a sociedade a força dos profissionais da saúde e também para alertar sobre os perigos a que os cidadãos estarão expostos.

Em seu discurso, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, informou que há muito tempo  o CNS trabalha a questão do Ensino a Distância e que o órgão está  em sintonia com o FCFAS mobilizando gestores, usuários e prestadores para o fato de que o modo EAD não é compatível com o que preconiza a Resolução CNS nº 515, de 07 de outubro de 2016.

Encerrando as falas de abertura o coordenador adjunto do FCFAS, Edgar Garcez conclamou todos os representantes dos Conselhos Profissionais a unirem-se na mobilização da sociedade e alunos em formação e na consolidação de ações propositivas.

A conselheira Silvia Ramos salientou que o contato humano é fator primordial para um atendimento com qualidade e excelência. Segundo ela, a formação do Fonoaudiólogo exige articulação permanente entre o Sistema de Ensino e o Sistema de Saúde. “É nosso dever assegurar ao educando a instrução e acompanhamento na realização de práticas tanto no setor privado como nas unidades de atenção básica, e também nas unidade de média e alta complexidade, “, reafirma Ramos,

O evento deliberou várias estratégias  de combate ao Ensino Totalmente à Distância. O conteúdo dessas ações serão publicadas em breve no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

 

Responda