O XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) realizado entre os dias 2 e 5 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, abordou a temática “Diálogos no Cotidiano do SUS”. O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia esteve presente durante a realização com um estande, onde foram desenvolvidas atividades para gestores de saúde pública municipais. O principal objetivo foi discutir a inserção do Fonoaudiólogo nos programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante os quatro dias de evento, rodas de conversa e pequenas palestras foram meios utilizados para promover o debate entre gestores de saúde municipais de todo o Brasil. Para a presidente da Comissão de Saúde do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Andrea Lopes, o evento foi a oportunidade ideal para estabelecer as conexões entre os representantes dos municípios e os profissionais de fono. “A fonoaudiologia contribui na integralidade do cuidado, junto à rede de assistência do SUS. A atuação do fonoaudiólogo minimiza custos e é necessário mostrar que esses profissionais podem fazer parte de uma equipe multiprofissional que trabalha no cuidado dos pacientes”, observou.

Ainda de acordo com a avaliação de Andrea, no Brasil existe ainda uma carência de indicadores para o atendimento das necessidades relacionadas a fonoaudiologia no SUS. “Precisamos construir essa integração para oferta de fonoaudiólogos aos municípios. Estamos aqui sensibilizando e mostrando aos gestores a importância de contratação dos profissionais para essas redes de serviços”, completou Andrea.

Ao todo, o Conasems recebeu mais de cinco mil congressistas. Além de gestores municipais de saúde, servidores do SUS e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades também participaram do evento.

Cerca de 500 gestores passaram pelo estande do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e puderam compreender um pouco melhor sobre a atuação dos profissionais fonoaudiólogos.

Congresso (11) Congresso (12) Congresso (10) Congresso (9) Congresso (8) Congresso (7) Congresso (5) Congresso (4) Congresso (3) Congresso (2)

Responda