O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) está representado na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e contribui, de forma efetiva, com o trabalho dos mais diversos setores da Agência. O encaminhamento de sugestões para atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que garante e torna público o direito assistencial dos beneficiários dos planos de saúde, é uma das funções dos representantes do Conselho na ANS.

Por meio de sua Comissão de Saúde e com base nos critérios estabelecidos pela ANS, o CFFa também contribui para a atualização permanente da Terminologia Unificada de Saúde Suplementar (TUSS). A colaboração é realizada por meio de representatividade no Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), que levando à Agência sugestões de procedimentos que poderiam ser contemplados, atualizados ou excluídos em benefício tanto da sociedade, quanto do relacionamento entre a operadora de plano de saúde e o profissional prestador.

Nos últimos cinco anos os procedimentos cobertos pelas operadoras em relação aos atendimentos fonoaudiológicos mais que dobraram e que reivindicações por aumentos de coberturas e atualizações financeiras de contratos tem sido pauta constante nos encontros do Conselho com a ANS.

Você também sabia que o profissional fonoaudiólogo que atua diretamente com a saúde suplementar, ou seja que atende por meio de planos de saúde, em consultório, hospital ou home care, pode entrar em contato direto com a ANS por meio da central de atendimento aos prestadores? Caso não, clique aqui e saiba como iniciar esse contato para retirar dúvidas, denunciar abusos ou sugerir melhorias no setor.

ANS2 - site

Responda