Pesquisar

Debates sobre desafios de orientar e fiscalizar a Fonoaudiologia marcam o X ENFIS

Nos dias 10 e 11 de novembro foi realizado em Goiânia, cidade sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região, o X Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia (ENFIS). O evento reuniu conselheiros, agentes fiscais, procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e colaboradores dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia para debater sobre processos que envolvem as práticas de orientação e fiscalização do exercício profissional.

A presidente do CFFa, Andréa Cintra Lopes, abriu o encontro comentando sobre os desafios de orientar e fiscalizar uma profissão no Brasil e a dedicação dos agentes de fiscalização, que diariamente atuam nas regiões do país a fim de garantir que a população tenha acesso a uma Fonoaudiologia de excelência, focada na segurança, na humanização e no bem-estar dos seus pacientes.

“O agente fiscal carrega consigo a missão que é a essência da razão de ser do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia: proteger, garantir e assegurar à sociedade que os serviços sejam prestados com qualidade, assim como para que sejam respeitados os padrões éticos da profissão”, observou Andréa.

Durante o encontro foi apresentada pela fonoaudióloga e colunista da Rádio CBN, Leny Kyrillos, uma palestra sobre estilos de comunicação aplicados na atividade de fiscalização. O presidente eleito do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, e o procurador do trabalho, Gustavo Rizzo, também falaram aos participantes. O primeiro fez uma apresentação sobre os cuidados com a saúde emocional e psicológica. Já Rizzo detalhou o acordo de cooperação técnica firmado pelo CFFa com o MPT no último mês de agosto.

A programação foi finalizada com a realização de minicursos que abordaram temas como soluções tecnológicas, fiscalização remota, investigação virtual e planejamento e acompanhamento de atividades.

Compartilhe