Pesquisar

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

 

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. A data foi criada em 1992 e tem como objetivo conscientizar a sociedade de que os indivíduos com deficiência devem ter seus direitos respeitados e garantidos.

Pessoas Com Deficiência (PCD) são aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual, auditiva, visual, motora ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.

A atuação do Fonoaudiólogo potencializa a habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência. Deste modo, contribui para oferecer cuidado integral a essas pessoas, com o objetivo de desenvolver potencialidades para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

Para maiores informações junto ao Ministério da Saúde, acesse o Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual, de 2020 e Portaria Nº 793, de 24 de abril de 2012 que “Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde”.

Compartilhe