Pesquisar

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data instituída pelas Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos relacionados a pessoas com deficiência; celebrar as conquistas e pensar a inclusão desse segmento na sociedade; instrumentalizar para que possam influenciar os programas e políticas que o afetam. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.

A deficiência pode ser definida como impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, e pode ser classificada em auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas. As pessoas com deficiência necessitam de habilitação ou reabilitação e devem ter resguardados os seus direitos por meio de terapias de reabilitação, serviços médicos e sociais necessários à plena integração na sociedade. Esses direitos vêm sendo implementados por meio da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Sua finalidade é prevenir, diagnosticar e reabilitar essas pessoas em sua capacidade funcional e desempenho humano.

Uma parte significativa das pessoas com deficiência enfrenta dificuldades na comunicação e o fonoaudiólogo é fundamental neste processo, uma vez que a comunicação é a base das relações humanas, pela qual criamos vínculos sociais. A atuação fonoaudiológica na equipe multidisciplinar pode favorecer a avaliação e subsidiar o processo de reabilitação, possibilitando ao indivíduo ganhos nos aspectos da linguagem, comunicação de forma geral, treinamento, mediação e adaptação no setor de trabalho.

Compartilhe