Pesquisar

Dia Mundial da Prematuridade

Hoje, 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e também informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, sua família e sociedade.

No entanto, todo o mês de novembro é considerado um período de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como “Novembro Roxo” – a cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade, ou seja, quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação, é a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Saúde, 11,7% dos partos ocorrem antes desse período.

O trabalho de uma equipe multidisciplinar de saúde é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê prematuro. O fonoaudiólogo integra esse grupo e, além de intervir junto ao bebê, atua com os pais, em especial com a mãe, na adaptação e adequação da amamentação, passando pela orientação, trabalho com a função motora oral, oferta de alimentação por sonda gástrica por via nasal ou oral até a transição para a alimentação exclusiva via seio materno.

A presença do fonoaudiólogo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), na Unidade de Cuidados Intensivos (UCIN) e nos demais serviços que atendem ao recém-nascido prematuro é de fundamental importância na instalação e de funções oromiofuncionais vitais do bebê prematuro.

Compartilhe