Pesquisar

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

No dia 10 de novembro é celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2017 e destaca a luta pela educação, conscientização e prevenção dos problemas advindos da surdez.

A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas e, de acordo com o Ministério da Saúde, atinge cerca de 5,8 milhões de brasileiros. O órgão afirma, ainda, que uma a cada dez pessoas irá precisar utilizar algum tipo de dispositivo eletrônico.

A surdez pode causar diversas alterações na comunicação, no desenvolvimento acadêmico e nas relações de trabalho. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado e capacitado a realizar os procedimentos de seleção, indicação, adaptação, verificação e avaliação de resultados, bem como a orientação e aconselhamento do usuário desses dispositivos eletrônicos.

Cuide da sua saúde auditiva! A prevenção e a redução da exposição a ruídos são essenciais para manter uma audição saudável.

Compartilhe