Pesquisar

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez foi criado pelo Ministério da Saúde em 2017 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as dificuldades na audição.

As causas de perda auditiva podem ser as mais diversas, afetando pessoas de todas as idades e em diferentes graus de severidade. Pessoas com perda auditiva apresentam dificuldades na comunicação, impactando na saúde, na qualidade de vida, no desenvolvimento social e profissional. Contudo, quase 60% das causas de perda auditiva podem ser evitadas com medidas como imunização, assistência materna e neonatal, na qual se inclui a Triagem Auditiva Neonatal Universal, uma estratégia de detecção precoce de problemas auditivos.

O tratamento para a surdez depende da sua origem e o fonoaudiólogo especialista é o profissional apto a orientar sobre o problema identificado e indicar as intervenções necessárias.

O fonoaudiólogo tem competência para orientar, por exemplo, sobre a necessidade de uso ou não de aparelho auditivo, além de esclarecer outras eventuais dúvidas.

Compartilhe