Pesquisar

Dia Nacional dos Surdos

Em 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data recorda a criação da primeira escola destinada a surdos em território brasileiro – o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado na cidade do Rio de Janeiro – e tem o objetivo de promover a reflexão e o debate a respeito dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade.

Dados divulgados pelo IBGE em 2020 apontam que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, número que representa pouco mais de 5% da população total do país. O levantamento também revela que 2,7 milhões de brasileiros possuem grau profundo de surdez.

A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Pode provocar alterações na comunicação com grande impacto na saúde e qualidade de vida, desenvolvimento acadêmico e relações de trabalho.

A Fonoaudiologia desenvolve um trabalho essencial para essa população. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para trabalhar com a surdez e a deficiência auditiva, desde o diagnóstico até a reabilitação. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com o médico otorrinolaringologista e tem como um dos objetivos promover uma convivência mais harmoniosa para o paciente e sua família.

Compartilhe