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RESOLUÇÃO CFFa nº 375, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2009.

 

"Institui o Normativo de Pessoal que define e regulamenta o processo de avaliação de desempenho dos empregados do CFFa, no exercício das atividades do corpo do PCS."

 

A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, no exercício regular de suas atribuições legais e regimentais, que lhe confere a Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, regulamentada pelo Decreto nº 87.218, de 31 de maio de 1982;

Considerando a necessidade de definir e regulamentar o processo de avaliação de desempenho dos empregados do CFFa;

Considerando que o processo de avaliação de desempenho visa subsidiar o processo de progressão funcional previsto no Plano de Cargos e Salários – PCS, aprovado pela Resolução CFFa nº 362-C, de 04/12/2008;

Considerando o decidido pelo Plenário, durante a 109ª SPO, realizada no dia 21 de novembro de 2009,

R E S O L V E:

Art. 1º - Instituir o Normativo de Pessoal – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, destinado a medir o desempenho dos empregados, no exercício das atividades do cargo do PCS e do cargo de livre provimento, durante um período de tempo pré-estabelecido, conforme páginas 2 a 28, integrantes desta Resolução.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura.

Art. 3º - Revogar as disposições em contrário.

 

 

 

 

LEILA COELHO NAGIB

Presidente

 

 


 

SUMÁRIO

NORMATIVO DE PESSOAL – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

PÁG.

RESOLUÇÃO CFFa nº 363-F, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2009.................................

1

I – DA FINALIDADE …………………………………………………………………………....

3

II – DA CONCEITUAÇÃO ……………………………………………………………………..

3

III – DOS OBJETIVOS .....................................................................................................

3

IV – DA METODOLOGIA .................................…………………………….…………….....

4

V – DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ……………...........................................................

4

VI – DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ……………………………………………….....

8

VII – DO SISTEMA INFORMATIZADO DE AVALIAÇAO DE DESEMPENHO – SIADE .

8

VIII – DA ESTRUTURA DO SIADE ……………………………………………………….......

9

IX – DO CÁLCULO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO ....................………...................

10

X – DA ANÁLISE DOS RESULTADOS APRESENTADOS .............................................

10

XI – DO CONTROLE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ...........................................

11

XII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS …………………………………………………………..

12

ANEXOS ...................................................................................................………………..

14

1 - FORMULÁRIO DE REGISTRO DO DESEMPENHO – FRD .............................

15

2 - FAD: OPERACIONAL …………………………………………………………….....

17

3 - FAD: PLENO / SÊNIOR ………………………………………………………….....

21

4 - FAD: CARGO DE LIVRE PROVIMENTO …………………………………….....

25

 


 

I - DA FINALIDADE

1.      Este Normativo de Pessoal tem por finalidade definir e regulamentar o processo de Avaliação de Desempenho dos empregados do CFFa.

II - DA CONCEITUAÇÃO

2.      Entende-se por avaliação de desempenho, o processo destinado a medir o desempenho dos empregados, no exercício das atividades do cargo do PCS e dos cargos de livre provimento, durante um período de tempo pré-estebelecido.

III – DOS OBJETIVOS

3.      São objetivos da avaliação de desempenho:

3.1.  definir e mensurar o grau de contribuição de cada empregado na consecução dos objetivos da área de atuação;

3.2.  adequar o empregado ao perfil profissional valorizado pelo CFFa para as atividades que desempenha;

3.3.  proporcionar aumento de produtividade e de qualidade dos serviços prestados ao CFFa;

3.4.  identificar os empregados mais bem qualificados para a promoção horizontal por merecimento e fornecer subsídios ao processo de progressão vertical;

3.5.  subsidiar, dentre outras, ações de treinamentos, saúde e movimentação das pessoas visando a adequação funcional;

3.6.  favorecer o acompanhamento continuado das atividades em desenvolvimento, propiciando a comunicação e o diálogo;

3.7.  Identificar condições de trabalho, objetivando possíveis correções.


IV - DA METODOLOGIA

4.      O modelo de Avaliação de Desempenho adotado pelo CFFa tem por base um conjunto de ações planejadas e estruturadas e a aplicação de formulário, contendo frases descritivas, do tipo Escolha Forçada.

4.1.  As frases conceituais são graduadas em pontos com valores desconhecidos para os avaliadores;

4.2.  O resultado da avaliação de desempenho de cada empregado, em pontos, indicará a posição classificatória estabelecida no intervalo de 5 a 25 pontos.

V – DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

5.      O processo de avaliação de desempenho será continuado e terá seu período fixado anualmente pelo Diretor Secretário.

6.      O processo abrange quatro fases, cada uma geradora de um conjunto de ações que delimitam seu próprio campo de atuação prático e servem de insumo para a outra fase, promovendo sua continuidade num processo dinâmico de evolução.

6.1.  Primeira fase: consiste no momento em que chefia e empregados reúnem-se para definir os objetivos e metas de cada empregado em função do cumprimento das metas estabelecidas para a unidade organizacional, no período avaliativo pré-fixado.

6.2.  Segunda fase: consiste no acompanhamento do desempenho do empregado e no registro dos fatos relevantes observados, no Formulário para Registro do Desempenho – FRD. (Anexo 1)

6.2.1.    O FRD está dividido em duas partes:

Parte I - sugerido para o registro dos objetivos e metas da unidade organizacional e do empregado, estabelecido na primeira fase.

Parte II – sugerido para o registro do acompanhamento do desempenho do empregado, realizado na segunda fase.

6.2.2.    O preenchimento do FRD deve ocorrer, no momento em que chefes e empregados se reúnem para avaliar se os objetivos e metas fixados na fase anterior estão sendo atingidos e, em caso negativo, quais são os fatores impeditivos e quais as formas de solucioná-los.

6.2.3.    As anotações do FRD, feitas pela chefia imediata, devem ser do conhecimento do empregado, a fim de possibilitar que se estabeleça um processo de interação constante entre chefe e empregado, permitindo feedback do desempenho que está sendo avaliado.

6.2.4.    As informações do FRD servirão como subsídios à avaliação de desempenho do empregado. Cada unidade poderá adaptar o FRD às suas necessidades.

6.3.  Terceira fase: consiste na avaliação do desempenho, propriamente dita, mediante o preenchimento do Formulário de Avaliação de Desempenho - FAD no Sistema Informatizado de Avaliação de Desempenho – SIADE.

6.3.1.    O FAD foi elaborado considerando:

a) NÍVEIS DOS CARGOS DO PCS: Operacional, Pleno e Sênior (PSAD, PSTE e PAES): FAD: Operacional e FAD: Pleno/Sênior: (Anexo 2 e 3)

b) CARGOS DE LIVRE PROVIMENTO: FAD: Cargo de Livre Provimento. (Anexo 4)

6.3.2.    Os fatores avaliativos definidos para compor os FADs estão demonstrados a seguir:

6.3.3.    Os atributos são decompostos em FATORES representados por frases que se desdobram em cinco conceitos graduados de 1 a 5.

6.3.4.    Os fatores a serem utilizados nos FADs poderão ser substituídos e/ou alterados a cada novo período avaliativo, por decisão do Diretor Secretário, após análise e sugestão do SAG.

6.3.5.    A responsabilidade pela avaliação de desempenho do empregado do CFFa será:

Ø   Chefe imediato avalia empregado subordinado;

Ø   Empregado avalia a si próprio (auto-avaliação);

Ø   Empregado subordinado avalia chefe imediato.


A avaliação se dará pela:

Ø  escolha forçada de 1 (um) conceito entre 5 (cinco) para cada um dos 4 (quatro) fatores da "Parte I – Perfil Profissional – A) fator obrigatório".

Ø  escolha forçada de 1 (um) conceito entre 5 (cinco) de um dos 3 (três) fatores da "Parte I – Perfil Profissional – B) fator para escolha".

6.3.6.    A avaliação será realizada utilizando formulários idênticos por empregado avaliado.

6.3.7.    Como opção, para que chefes e empregados expressem opiniões e sugestões referentes ao desempenho, o FAD traz na "Parte II – RECOMENDAÇÕES" para os seguintes itens:

Ø Necessidade de treinamento - Caso seja verificada a necessidade de treinamento específico para o empregado avaliado, indicar no quadro pertinente ou acrescentar na linha "outros";

Ø Aspectos a serem trabalhados - Caso seja percebida a existência de fatores que estejam interferindo no desempenho do empregado avaliado, indicar os focos a serem trabalhados;

Ø Potencial para outras atividades – para indicação da constatação de potencial do empregado avaliado para exercer outras atividades técnicas ou gerenciais; e

Ø Ações recomendadas – para que sejam assinaladas as ações gerenciais que devem ser tomadas nos três níveis de decisões/atuações de competência:

·           Diretoria. Exemplo: necessidade de ampliação do quadro de pessoal;

·           Chefias imediata ou mediata. Exemplo: capacitação gerencial, melhoria dos equipamentos e do local de trabalho;

·           Empregados. Exemplo: desenvolvimento de espírito de equipe.

6.3.8.    Os FADs não preenchidos no prazo fixado para realização da terceira fase do processo de avaliação de desempenho não serão considerados para promoção / progressão definidas no processo de progressão funcional.

6.4.  Quarta fase: consiste na divulgação de relatórios globais e de comunicados individualizados contendo os resultados apurados na avaliação de desempenho.

6.4.1.    Após o processamento dos resultados alcançados no período avaliativo, a SAG emitirá os seguintes relatórios:

6.4.1.1.        Relação de empregados classificados na avaliação de desempenho;

6.4.1.2.        Geração de subsídios ao processo de progressão vertical;

6.4.1.3.        Levantamento das necessidades detectadas que envolvem ações: de treinamento, de saúde e de movimentação de empregados;

6.4.1.4.        identificação das condições de trabalho desfavoráveis.

VI - DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

7.      O processo de avaliação de desempenho obedecerá ao  cronograma de execução fixado anualmente pelo Diretor Secretário, na forma do modelo apresentado a seguir:

FASE

MESES*

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

FEV

MAR

Primeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segunda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terceira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

...

(*) Os meses estão separados em duas colunas, representando as quinzenas.

7.1.      Somente serão avaliados os empregados admitidos até o primeiro mês do período fixado para a realização anual do processo de avaliação.


VII - DO SISTEMA INFORMATIZADO DE AVALIAÇAO DE DESEMPENHO - SIADE

8.    O Sistema Informatizado de Avaliação de Desempenho – SIADE terá a finalidade de operacionalizar a avaliação de desempenho em todo o CFFa.

8.1.  Os objetivos do SIADE são:

8.1.1.    Tornar mais rápido, eficaz e eficiente o processo de avaliação de desempenho;

8.1.2.    Possibilitar acesso imediato aos dados das avaliações;

8.1.3.    Facilitar o controle da avaliação de desempenho pelo SAG;

8.1.4.    Otimizar a apuração e a consulta dos resultados das avaliações dos empregados;

8.1.5.    Analisar de forma sistêmica a avaliação de desempenho;

8.1.6.    Padronizar a emissão de relatórios.

VIII - DA ESTRUTURA DO SIADE

9.    A rede de computadores do CFFa servirá para conectar os computadores com o SIADE, ao Banco de Dados de Pessoal.

9.1.  A conexão propiciará ao SIADE obter os seguintes dados necessários à elaboração dos formulários personalizados para a realização do processo de avaliação de desempenho.

9.1.1.       Matrícula;

9.1.2.       Nome do empregado;

9.1.3.       Cargo do PCS ou cargo de livre provimento;

9.1.4.       Chefe imediato / Empregados subordinados

9.1.5.       Nível/padrão;

9.1.6.       Unidade organizacional de lotação;

9.1.7.       Data de admissão;

9.1.8.       Tempo de permanência nível/padrão;

9.1.9.       Tempo de permanência no cargo de livre provimento;

9.1.10.    Tempo de permanência na unidade organizacional de lotação.

9.2.  As informações contidas no banco de dados de pessoal devem estar continuamente atualizadas para que o processo de avaliação esteja condizente com a realidade do CFFa.

9.3.  A SAG, utilizando-se dos resultados fornecidos pelo SIADE, emitirá ao final de cada interstício a consolidação dos resultados obtidos no processo de avaliação, em forma de relatórios, tabelas e gráficos sobre o desempenho do empregado, da unidade organizacional e do CFFa como um todo.

IX - DO CÁLCULO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

10.  O FAD possui 7 (sete) fatores, sendo que os 4 (quatro) primeiros são de preenchimento obrigatório, e dos 3 (três) últimos deverá ser preenchido apenas 1 (um), totalizando 5 (cinco) fatores preenchidos que serão utilizados para o cálculo de pontos.

10.1.    Cada fator apresenta 5 (cinco) frases conceituais pontuadas de 1 a 5. O total de pontos será o somatório do valor correspondente a cada frase conceitual escolhida, e poderá variar de 5 a 25 pontos.

10.2.    Cálculo da avaliação de desempenho:

CONDIÇÃO DO AVALIADO

PESO POR AVALIAÇÃO

FÓRMULA DE CÁLCULO

EMPREGADO

NÃO CHEFE IMEDIATO

Chefe Imediato – peso 3 (75%)

Auto-Avaliação –peso 1 (25%)

EMPREGADO

CHEFE IMEDIATO

Chefe Imediato – peso 2,5 (65%)

Subordinados – peso 0,5 (10%)

Auto-Avaliação –peso 1 (25%)

 


Onde:

Ø  RF = Resultado Final da avaliação de desempenho

Ø  TPCI = Total de Pontos do Formulário Atribuídos pelo Chefe Imediato

Ø  TPAA = Total de Pontos do Formulário Atribuídos na Auto Avaliação.

Ø  TPSUBORDINADOS = Total de Pontos do Formulário Atribuídos por cada subordinado avaliador

Ø  MA (TP) = Média Aritmética do Total de Pontos (Soma do número de pontos obtidos nas avaliações do chefe realizadas pelos subordinados divididos pelo número de subordinados avaliadores).

 

11.  O Resultado Final da avaliação de desempenho - RF de cada empregado avaliado indicará uma posição geral de desempenho estabelecida no intervalo de 5 a 25 pontos.

 X - DA ANÁLISE DOS RESULTADOS APRESENTADOS

12.  Os resultados obtidos no processo de avaliação de desempenho serão consolidados em forma de gráficos e relatórios analíticos e serão divulgados pelo CFFa enfocando:

12.1.  Nível do cargo do PCS

12.2.  Tipo de cargo de livre provimento;

12.3.  Unidade organizacional de lotação;

12.4.  Visão geral do desempenho funcional no CFFa.

12.5.    Os Relatórios Analíticos serão individualizados e de conhecimento restrito para:

12.5.1.     A SAG, servindo de insumo para a gestão de recursos humanos do CFFa;

12.5.2.     Os chefes, apresentando o comportamento / desempenho do grupo sob sua responsabilidade;

12.5.3.     O empregado, visando dar "feedback" para o seu crescimento profissional.

12.6.    Esta geração de informações, a cada novo período de avaliação, possibilitará ao CFFa acompanhar, avaliar e ajustar o desempenho dos empregados e das unidades organizacionais de forma sistemática.


XI - DO CONTROLE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

13.  O processo de avaliação de desempenho do CFFa será centralizado na SAG, o qual contará com uma Comissão de Avaliação de Desempenho - CAD.

13.1.    A CAD deverá ser composta de no mínimo 3 e no máximo 5 membros a serem indicados pela Diretoria.

13.1.1. A função da CAD será a de acompanhar, controlar e analisar todo o processo de avaliação de desempenho do CFFa.

13.2.    Fazem parte do SAD os seguintes instrumentos que deverão ser mantidos em total e absoluto sigilo:

13.2.1. Catálogo Geral de Atributos contendo frases relativas a desempenho e comportamento que poderão ser utilizadas em avaliações de desempenho futuras;

13.2.2. Gabarito com a pontuação das frases dos Formulários de Avaliação de Desempenho - FAD (modelo no quadro a seguir);

Quadro 1: Modelo do Gabarito

FAD

FATOR

FRASES CONCEITUAIS

OPERACIONAL

1

*****

2

*****

 

3

*****

 

4

*****

 

5

*****

 

6

*****

 

7

*****

 

PLENO/SÊNIOR

1

*****

2

*****

 

3

*****

 

4

*****

 

5

*****

 

6

*****

 

7

*****

 

CARGOS DE LIVRE PROVIMENTO

1

*****

2

*****

 

3

*****

 

4

*****

 

5

*****

 

6

*****

 

7

*****

 

XII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.   Os processos de avaliação e de apuração de resultados serão executados pelo SAG, sob a supervisão do Diretor Secretário, em articulação com as demais unidades organizacionais do CFFa.

15.   Quando ocorrer mudança de chefe ou de lotação de empregado, por qualquer razão, deverão ser repassados, pelo SAG, ao novo chefe imediato, os documentos e as informações sobre a avaliação dos empregados.

15.1.  Ocorrendo transferência de uma unidade organizacional para outra, antes do encerramento do período de avaliação, o empregado será avaliado pelo chefe imediato ao qual esteve subordinado pelo maior período a que se refere a avaliação.

16.   Os empregados que, no período de avaliação considerado, estiverem em gozo de auxílio maternidade ou afastados do serviço para tratamento de saúde terão a nota da última avaliação de desempenho repetida.

16.1.  No caso de se tratar da primeira avaliação de desempenho, deverá ser considerada apenas a nota da avaliação do chefe imediato, referente aos três últimos meses de serviço, anteriores ao afastamento.

17.   Os relatórios relativos aos resultados da avaliação de desempenho de cada empregado serão do conhecimento restrito do empregado, da chefia imediata e da direção do CFFa.

18.   Os relatórios relacionados aos recursos humanos serão submetidos pelo SAG ao Diretor Secretário para definição da adoção das medidas cabíveis.

19.   Os demais relatórios serão encaminhados pelo SAG às unidades organizacionais responsáveis pelas ações correspondentes.

20.   Os casos não previstos neste Normativo de Pessoal deverão ser levados à consideração e decisão do Presidente/Diretoria previamente apreciados e com parecer conclusivo do SAG.

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

1 - FORMULÁRIO DE REGISTRO DO DESEMPENHO - FRD

2 - FAD: OPERACIONAL

3 - FAD: PLENO / SÊNIOR

4 - FAD: CARGO DE LIVRE PROVIMENTO

 



 

IDENTIFICAÇÃO:

Matrícula

 

Nome do Colaborador

 

Lotação

 

 

Cargo

 

Chefe Imediato

 

PARTE I

– OBJETIVOS E METAS DA UNIDADE:

PERÍODO

DESCRIÇÃO

PRAZO

 

 

 

– OBJETIVOS E METAS DO COLABORADOR:

Estabelecimento dos objetivos, metas, atitudes e procedimentos que deverão ser atingidos/desenvolvidos pelo colaborador, tomando por base o planejamento de atividades da Unidade Organizacional.

PERÍODO

DESCRIÇÃO

PRAZO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

PARTE II

– ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO:

PERÍODO

OBJETIVOS ALCANÇADOS

OBJETIVOS A ALCANÇAR

FATORES IMPEDITIVOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PERÍODO

ATIVIDADES REALIZADAS

ATIVIDADES A REALIZAR

FATORES IMPEDITIVOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PONTOS A DESTACAR

 

 

 

 

 



 

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

FAD: OPERACIONAL

CHEFIA IMEDIATA, SUBORDINADO E AUTO-AVALIAÇÃO

 

RECOMENDAÇÕES PARA O AVALIADOR:

 

Tomando por base os fatos relevantes identificados durante as duas primeiras fases do processo de avaliação de desempenho (objetivos e metas estabelecidos e acompanhamento do desempenho), além das descrições das atribuições por nível do cargo/ocupação e a observância dos deveres e obrigações contidos no Regulamento de Pessoal.

Atente para as seguintes instruções:

·        Ter em mente o perfil do avaliado, requisitos e atribuições definidas como necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao cargo/nível/ocupação.

·        Ter conhecimento dos trabalhos solicitados e executados, a fim de identificar se estão sendo bem ou mal realizados;

·        Ter capacidade de distinguir as causas que originaram dificuldades no desempenho, tais como: falta de capacidade, falta de compromisso, necessidade de capacitação, condições ambientais inadequadas, condições dos equipamentos, dentre outras.

·        Considerar que a avaliação não é o momento para ajustes de contas, nem para refletir simpatias ou antipatias pessoais, o que só levaria a incoerências. Trata-se do registro do desempenho funcional de alguém, sob orientação, num determinado momento.


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do Empregado

 

Cargo

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

PARTE I – PERFIL PROFISSIIONAL

A) FATORES OBRIGATÓRIOS

Assinale com um X, um dentre os 5 (cinco) conceitos definidos para cada um dos fatores obrigatórios descritos a seguir. Cada fator deverá ter, obrigatoriamente assinalado, somente um conceito, ou seja, aquele mais adequado ao desempenho do empregado avaliado.

 

FATOR OBRIGATÓRIO

CONCEITO

1

Obrigação de responder pelas próprias ações pressupondo que as mesmas se apóiam em razões ou motivos

q É extremamente responsável e cuidadoso nas suas atividades, assumindo inteiramente seus atos.

q Sua cautela nas atividades exercidas e a responsabilidade no trabalho deixam a desejar.

q Frequentemente assume as responsabilidades do seu trabalho, sendo solícito naquilo que faz.

q Algumas vezes assume as suas responsabilidades, sendo precavido nas suas atividades.

q Não assume as responsabilidades de seus atos, sendo pouco cuidadoso nas suas atividades.

2

Demonstra seriedade e ética profissional na execução do trabalho, considerando o respeito aos princípios e normas do CFFa.

q Realiza suas atividades sem comprometer-se com o CFFa.

q Demonstra imparcialidade com os interesses do CFFa.

q É fiel aos interesses do CFFa, identificando-se com os objetivos definidos.

q Seus objetivos e interesses estão divergentes com os do CFFa.

q É dedicado ao trabalho e preocupa-se em zelar pelo CFFa.

3

Adapta com facilidade a situações novas e/ou pressão de trabalho e assimila rapidamente mudanças de qualquer natureza, encarando-as com naturalidade e boa vontade.

q Adapta-se a novas situações com muita facilidade, mantendo uma postura muito tranqüila seja diante dos novos desafios ou dificuldades que surgem.

q Possui grande dificuldade de se adaptar a novas situações e/ou pressão de trabalho.

q Adapta-se a novas situações de trabalho de forma satisfatória, encarando-as com alguma resistência.

q Geralmente tem dificuldades de se adaptar a novas realidades de trabalho.

q Demonstra boa capacidade de adaptação a novas situações de trabalho.

4

Trata as pessoas, independente do nível hierárquico, profissional ou social, influenciando construtivamente e demonstrando compreensão, tolerância, respeito à individualidade e mantendo convivência harmoniosa.

q Possui facilidade no trato com os demais colegas de trabalho, independentemente da lotação, nível hierárquico ou social.

q Dificilmente se relaciona com os colegas de trabalhos, até mesmo os da sua lotação.

q Consegue se relacionar tranqüilamente com todos os colegas de trabalhos independentemente da lotação, nível hierárquico ou social.

q Tem dificuldades em se relacionar com os colegas de trabalho.

q Consegue se relacionar com os colegas de trabalho, mas necessita de aprimoramentos.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do Empregado

 

Cargo

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

 

B) FATORES PARA ESCOLHA

Escolha somente um fator dentre os 3 (três) fatores para escolha e assinale com um X, obrigatoriamente, somente um conceito, ou seja, aquele mais adequado ao desempenho do empregado avaliado.

FATOR PARA ESCOLHA

CONCEITO

5

Nível de produção e rendimento atingido tendo em vista as expectativas para o cargo que ocupa.

q Normalmente sua produção fica abaixo do esperado.

q Possui um ritmo de trabalho rápido e produtivo, desempenhando suas tarefas com eficiência.

q Possui dificuldades em atingir o rendimento esperado.

q Busca resultados acima do esperado e sua produção atinge as expectativas.

q Na maioria das vezes sua produção é satisfatória.

6

Desenvolve trabalhos em equipe, mantendo uma postura profissional participativa, aceitando a premissa de que cada um tem uma contribuição a oferecer.

q Interage de forma satisfatória com a equipe de trabalho.

q Age de forma individualista no desenvolvimento dos trabalhos em equipe.

q Sempre consegue interagir, construtivamente, em equipe.

q É necessário aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe

q Relaciona-se com a equipe trabalho de forma quase sempre ideal.

7

Possui habilidade para atuar sobre as causas dos problemas antes que eles aconteçam.

q Sempre age de forma proativa, evitando a ocorrência de problemas.

q Possui dificuldades em atuar sobre as causas dos problemas, para evitá-los.

q Na maioria das vezes, atua de forma a evitar a existência de problemas.

q Sua habilidade permite evitar os problemas antes que eles aconteçam.

q Possui pouca proatividade agindo, na maioria das vezes, quando os problemas ocorreram.


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

Matricula

 

Nome do Empregado

 

Cargo

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

PARTE II - RECOMENDAÇÕES (PREENCHIMENTO OPTATIVO)

Ø  NECESSIDADE DE TREINAMENTO.

Indique ou sugira a necessidade ou oportunidade de investimento, relacionada ao desempenho ou potencial do empregado.  Alguns programas já estão descritos para a escolha e outros podem ser acrescidos.

 

q Relacionamento Interpessoal

q Desenvolvimento Gerencial

q Habilidade Verbal ou Comunicabilidade

q Conhecimento de Informática

q Aperfeiçoamento Técnico

q Outros: _________________________________________

                      _________________________________________

 

Observações:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø  ASPECTOS A SEREM TRABALHADOS.

Caso o chefe ou o próprio empregado perceba a existência de fatores que estejam interferindo no desempenho, indicar os focos a serem trabalhados:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø  POTENCIAL PARA OUTRAS ATIVIDADES.

Caso o empregado apresente potencial para o exercício de outras funções / atividades, indique-as:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø  AÇÕES RECOMENDADAS.

Indicar as ações recomendadas, nos três níveis de atuação, para a melhoria do desempenho do empregado no CFFa.

 

Diretor Secretário:

 

Chefias imediata ou mediata:

 

Empregados:

 

 

Data: _____/_____/_____

________________________________

Assinatura do Avaliador

 

 



 

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

FAD: PLENO / SÊNIOR

CHEFIA IMEDIATA, SUBORDINADO E AUTO-AVALIAÇÃO

 

RECOMENDAÇÕES PARA O AVALIADOR:

 

Tomando por base os fatos relevantes identificados durante as duas primeiras fases do processo de avaliação de desempenho (objetivos e metas estabelecidos e acompanhamento do desempenho), além das descrições das atribuições por nível do cargo/ocupação e a observância dos deveres e obrigações contidos no Regulamento de Pessoal.

Atente para as seguintes instruções:

·        Ter em mente o perfil do avaliado, requisitos e atribuições definidas como necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao cargo/nível/ocupação.

·        Ter conhecimento dos trabalhos solicitados e executados, a fim de identificar se estão sendo bem ou mal realizados;

·        Ter capacidade de distinguir as causas que originaram dificuldades no desempenho, tais como: falta de capacidade, falta de compromisso, necessidade de capacitação, condições ambientais inadequadas, condições dos equipamentos, dentre outras.

·        Considerar que a avaliação não é o momento para ajustes de contas, nem para refletir simpatias ou antipatias pessoais, o que só levaria a incoerências. Trata-se do registro do desempenho funcional de alguém, sob orientação, num determinado momento.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do Empregado

 

Cargo

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

 

PARTE I – PERFIL PROFISSIIONAL

A) FATORES OBRIGATÓRIOS

Assinale com um X, um dentre os 5 (cinco) conceitos definidos para cada um dos fatores obrigatórios descritos a seguir. Cada fator deverá ter, obrigatoriamente assinalado, somente um conceito, ou seja, aquele mais adequado ao desempenho do empregado avaliado.

 

FATOR OBRIGATÓRIO

CONCEITO

1

Trata as pessoas, independente do nível hierárquico, profissional ou social, influenciando construtivamente e demonstrando compreensão, tolerância, respeito à individualidade e mantendo convivência harmoniosa.

q Tem dificuldades em se relacionar com os colegas de trabalho.

q Consegue se relacionar com os colegas de trabalho, mas necessita de aprimoramentos.

q Consegue se relacionar tranqüilamente com todos os colegas de trabalhos independentemente da lotação, nível hierárquico ou social.

q Possui facilidade no trato com os demais colegas de trabalho, independentemente da lotação, nível hierárquico ou social.

q Dificilmente se relaciona com os colegas de trabalhos, até mesmo os da sua lotação.

2

Desenvolve trabalhos em equipe, mantendo uma postura profissional participativa, aceitando a premissa de que cada um tem uma contribuição a oferecer.

q Interage de forma satisfatória com a equipe de trabalho.

q Age de forma individualista no desenvolvimento dos trabalhos em equipe.

q Sempre consegue interagir, construtivamente, em equipe.

q Relaciona-se com a equipe trabalho de forma quase sempre ideal.

q É necessário aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe

3

Apresenta sugestões para a melhoria do serviço comunicando a terceiros, situações ou problemas fora de sua alçada.

q Sempre apresenta idéias novas que geralmente são utilizadas.

q Algumas vezes apresenta idéias inovadoras.

q Possui iniciativa e geralmente apresenta idéias novas.

q Sua participação na proposição de alternativas para o CFFa é satisfatória.

q Seria bom se apresentasse alguma idéia sobre os serviços prestados.

4

Conhece os elementos teóricos e práticos necessários à compreensão e execução de todas as fases do trabalho.

q Muitas vezes demonstra satisfatório conhecimento de suas tarefas.

q Constantemente necessita de explicações para executar suas tarefas.

q Possui grande domínio dos trabalhos que lhe são confiados, executando-os de forma objetiva e eficaz.

q Demonstra pouco conhecimento das tarefas que estão sob sua responsabilidade.

q Domina bem suas tarefas e as executa com precisão.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do Empregado

 

Cargo

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

B) FATORES PARA ESCOLHA

Escolha somente um fator dentre os 3 (três) fatores para escolha e assinale com um X, obrigatoriamente, somente um conceito, ou seja, aquele mais adequado ao desempenho do empregado avaliado.

FATOR PARA ESCOLHA

CONCEITO

5

Possui habilidade para atuar sobre as causas dos problemas antes que eles aconteçam.

q Sua habilidade permite evitar os problemas antes que eles aconteçam.

q Possui pouca proatividade agindo, na maioria das vezes, quando os problemas ocorreram.

q Possui dificuldades em atuar sobre as causas dos problemas, para evitá-los.

q Sempre age de forma proativa, evitando a ocorrência de problemas.

q Na maioria das vezes, atua de forma a evitar a existência de problemas.

6

Obrigação de responder pelas próprias ações, pressupondo que as mesmas se apóiam em razões ou motivos.

q É extremamente responsável e cuidadoso nas suas atividades, assumindo inteiramente seus atos.

q Sua cautela nas atividades exercidas e a responsabilidade no trabalho deixam a desejar.

q Frequentemente assume as responsabilidades do seu trabalho, sendo solícito naquilo que faz.

q Algumas vezes assume as suas responsabilidades, sendo precavido nas suas atividades.

q Não assume as responsabilidades de seus atos, sendo pouco cuidadoso nas suas atividades.

7

Escolhe de forma ponderada, segura e inovadora, alternativas, analisando a oportunidade e a viabilidade da decisão, empenhando-se em implementá-las.

q É muito eficaz nas tomadas de decisões, escolhendo alternativas, de forma ponderada, segura e inovadora, analisando a oportunidade e a viabilidade de suas aplicações, e geralmente as implementa.

q Raramente toma decisões, mostrando-se muitas vezes dependente e incapaz de encontrar alternativas para os problemas que surgem.

q É indeciso e dependente nos momentos de tomadas de decisão.

q Algumas vezes toma decisões acertadas.

q É eficaz nas tomadas de decisões, escolhendo alternativas, de forma ponderada, segura e inovadora, analisando a oportunidade e a viabilidade de suas aplicações, empenhando-se em implementá-las.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do Empregado

 

Cargo

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

PARTE II - RECOMENDAÇÕES (PREENCHIMENTO OPTATIVO)

Ø  NECESSIDADE DE TREINAMENTO.

Indique ou sugira a necessidade ou oportunidade de investimento, relacionada ao desempenho ou potencial do empregado.  Alguns programas já estão descritos para a escolha e outros podem ser acrescidos.

 

q Relacionamento Interpessoal

q Desenvolvimento Gerencial

q Habilidade Verbal ou Comunicabilidade

q Conhecimento de Informática

q Aperfeiçoamento Técnico

         Outros: _____________________________________________

________________________________________________________

 

Observações:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø  ASPECTOS A SEREM TRABALHADOS.

Caso você perceba a existência de fatores que estejam interferindo no desempenho, indicar os focos a serem trabalhados:

______________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

Ø  POTENCIAL PARA OUTRAS ATIVIDADES.

Caso o empregado apresente potencial para o exercício de outras funções / atividades, indique-as:

______________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

Ø  AÇÕES RECOMENDADAS.

Indicar as ações recomendadas, nos três níveis de atuação, para a melhoria do desempenho do empregado no CFFa.

 

Diretor Secretário:

 

Chefias imediata ou mediata:

 

Empregados:

 

 

Data: _____/_____/_____

________________________________

Assinatura do Avaliador

 



 

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

FAD: CARGO DE LIVRE PROVIMENTO

CHEFIA IMEDIATA, SUBORDINADO E AUTO-AVALIAÇÃO

 

RECOMENDAÇÕES PARA O AVALIADOR:

 

Tomando por base os fatos relevantes identificados durante as duas primeiras fases do processo de avaliação de desempenho (objetivos e metas estabelecidos e acompanhamento do desempenho), além das descrições das atribuições por nível do cargo/ocupação e a observância dos deveres e obrigações contidos no Regulamento de Pessoal.

Atente para as seguintes instruções:

·        Ter em mente o perfil do avaliado, requisitos e atribuições definidas como necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao cargo/nível/ocupação.

·        Ter conhecimento dos trabalhos solicitados e executados, a fim de identificar se estão sendo bem ou mal realizados;

·        Ter capacidade de distinguir as causas que originaram dificuldades no desempenho, tais como: falta de capacidade, falta de compromisso, necessidade de capacitação, condições ambientais inadequadas, condições dos equipamentos, dentre outras.

·        Considerar que a avaliação não é o momento para ajustes de contas, nem para refletir simpatias ou antipatias pessoais, o que só levaria a incoerências. Trata-se do registro do desempenho funcional de alguém, sob orientação, num determinado momento.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do ocupante de Cargo de Livre Provimento

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

PARTE I – PERFIL PROFISSIIONAL

A) FATORES OBRIGATÓRIOS

Assinale com um X, um dentre os 5 (cinco) conceitos definidos para cada um dos fatores obrigatórios. Cada fator deverá ter, obrigatoriamente assinalado, somente um conceito, ou seja, aquele mais adequado ao desempenho do empregado avaliado.

 

FATOR OBRIGATÓRIO

CONCEITO

1

Escolhe de forma ponderada, segura e inovadora, alternativas, analisando a oportunidade e a viabilidade da decisão, empenhando-se em implementá-las.

q Algumas vezes toma decisões acertadas.

q É muito eficaz nas tomadas de decisões, escolhendo alternativas, de forma ponderada, segura e inovadora, analisando a oportunidade e a viabilidade de suas aplicações, e geralmente as implementa.

q É indeciso e dependente nos momentos de tomadas de decisão.

q É eficaz nas tomadas de decisões, escolhendo alternativas, de forma ponderada, segura e inovadora, analisando a oportunidade e a viabilidade de suas aplicações, empenhando-se em implementá-las.

q Raramente toma decisões, mostrando-se muitas vezes dependente e incapaz de encontrar alternativas para os problemas que surgem.

2

Demonstra seriedade e ética profissional na execução do trabalho, considerando o respeito aos princípios e normas do CFFa.

q É dedicado ao trabalho e preocupa-se em zelar pelo CFFa.

q Seus objetivos e interesses estão divergentes com os do CFFa.

q É fiel aos interesses do CFFa, identificando-se com os objetivos definidos.

q Realiza suas atividades sem comprometer-se com o CFFa.

q Demonstra imparcialidade com os interesses do CFFa.

3

Obrigação de responder pelas próprias ações, pressupondo que as mesmas se apóiam em razões ou motivos.

q É extremamente responsável e cuidadoso nas suas atividades, assumindo inteiramente seus atos.

q Sua cautela nas atividades exercidas e a responsabilidade no trabalho deixam a desejar.

q Frequentemente assume as responsabilidades do seu trabalho, sendo solícito naquilo que faz.

q Algumas vezes assume as suas responsabilidades, sendo precavido nas suas atividades.

q Não assume as responsabilidades de seus atos, sendo pouco cuidadoso nas suas atividades.

4

Avalia a capacidade de propor soluções ou alternativas originais, passíveis de execução e apropriadas à realidade do CFFa.

q Às vezes propõe idéias acertadas que podem ser utilizadas pelo CFFa.

q É criativo e propõe idéias pertinentes à realidade do CFFa.

q Raramente cria idéias novas ao CFFa.

q É muito criativo e geralmente suas idéias são bem aceitas e aplicáveis.

q Seria interessante se expressasse alguma idéia inovadora ao CFFa.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do ocupante de Cargo de Livre Provimento

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

B) FATORES PARA ESCOLHA

Escolha somente um fator dentre os 3 (três) fatores para escolha e assinale com um X, obrigatoriamente, somente um conceito, ou seja, aquele mais adequado ao desempenho do empregado avaliado.

 

FATOR PARA ESCOLHA

CONCEITO

5

Adapta com facilidade a situações novas e/ou pressão de trabalho e assimila rapidamente mudanças de qualquer natureza, encarando-as com naturalidade e boa vontade.

q Demonstra boa capacidade de adaptação a novas situações de trabalho.

q Geralmente tem dificuldades de se adaptar a novas realidades de trabalho.

q Adapta-se a novas situações com muita facilidade, mantendo uma postura muito tranqüila seja diante dos novos desafios ou dificuldades que surgem.

q Adapta-se a novas situações de trabalho de forma satisfatória, encarando-as com alguma resistência.

q Possui grande dificuldade de se adaptar a novas situações e/ou pressão de trabalho.

6

Possui habilidade para atuar sobre as causas dos problemas antes que eles aconteçam.

q Na maioria das vezes, atua de forma a evitar a existência de problemas.

q Possui dificuldades em atuar sobre as causas dos problemas, para evitá-los.

q Sua habilidade permite evitar os problemas antes que eles aconteçam.

q Sempre age de forma proativa, evitando a ocorrência de problemas.

q Possui pouca proatividade agindo, na maioria das vezes, quando os problemas ocorreram.

7

Trata as pessoas, independente do nível hierárquico, profissional ou social, influenciando construtivamente e demonstrando compreensão, tolerância, respeito à individualidade e mantendo convivência harmoniosa.

q Possui facilidade no trato com os demais colegas de trabalho, independentemente da lotação, nível hierárquico ou social.

q Dificilmente se relaciona com os colegas de trabalhos, até mesmo os da sua lotação.

q Tem dificuldades em se relacionar com os colegas de trabalho.

q Consegue se relacionar tranqüilamente com todos os colegas de trabalhos independentemente da lotação, nível hierárquico ou social.

q Consegue se relacionar com os colegas de trabalho, mas necessita de aprimoramentos.

 


 

Avaliação da Chefia

 

Auto-avaliação

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Matricula

 

Nome do ocupante de Cargo de Livre Provimento

 

 

 

 

Lotação

 

Chefe Imediato

 

 

PARTE II - RECOMENDAÇÕES (PREENCHIMENTO OPTATIVO)

Ø  NECESSIDADE DE TREINAMENTO.

Indique ou sugira a necessidade ou oportunidade de investimento, relacionada ao desempenho ou potencial do empregado.  Alguns programas já estão descritos para a escolha e outros podem ser acrescidos.

 

q Relacionamento Interpessoal

q Desenvolvimento Gerencial

q Habilidade Verbal ou Comunicabilidade

q Conhecimento de Informática

q Aperfeiçoamento Técnico

q Outros: _________________________________________

                      _________________________________________

 

Observações: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø  ASPECTOS A SEREM TRABALHADOS.

Caso você perceba a existência de fatores que estejam interferindo no desempenho, indicar os focos a serem trabalhados:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ø  POTENCIAL PARA OUTRAS ATIVIDADES.

Caso o empregado apresente potencial para o exercício de outras funções / atividades, indique-as:

_____________________________________________________________________________________________________

Ø  AÇÕES RECOMENDADAS.

Indicar as ações recomendadas, nos três níveis de atuação, para a melhoria do desempenho do empregado no CFFa.

 

Diretor Secretário:

 

Chefias imediata ou mediata:

 

Empregados:

 

 

Data: _____/_____/_____

________________________________

Assinatura do Avaliador