RESOLUÇÃO CFFa Nº 697, DE 21 DE MARÇO DE 2023

 

“Dispõe sobre a inclusão do cargo de Coordenador Técnico de Tecnologia da Informação na Política de Remuneração do Conselho Federal de Fonoaudiologia, aprovada pela Resolução CFFa nº 588, de 29 de outubro de 2020, que trata dos Cargos de Livre Provimento do CFFa, com a descrição, a carga horária e a tabela salarial.”

 

O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais e regimentais, conferidas pela Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, e pelo Decreto nº 87.218, de 31 de maio de 1982;

 

Considerando a Resolução CFFa nº 588, de 29 de outubro de 2020, que “institui a política de remuneração do CFFa e altera o Normativo de Pessoal que trata dos Cargos de Livre Provimento do CFFa”;

Considerando o decidido na 449ª Reunião de Diretoria, ad referendum do Plenário, realizada no dia 17 de março de 2023,

R E S O L V E:

 

Art. 1º A Política de Remuneração do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), instituída pela Resolução CFFa nº 588, de 29 de outubro de 2020, que trata dos Cargos de Livre Provimento do CFFa, passa a vigorar com a inclusão do cargo de Coordenador Técnico de Tecnologia da Informação (TI), com a descrição do cargo, a carga horária e a tabela salarial, de acordo com a seguinte redação:

 

Anexo I

Normativo de Pessoal

16. Descrição de cargos

CARGO: COORDENADOR TÉCNICO DE TI

Sumária

Supervisionar a Equipe Técnica de TI, avaliar e identificar soluções tecnológicas para otimizar os processos, planejar projetos de implantação de sistemas, desenvolver software necessário e demandado, promover inovações tecnológicas para as atividades e rotinas, acompanhar as necessidades do trabalho e de todas as partes interessadas, visando atender às demandas da Diretoria, das Comissões e dos demais setores do CFFa.

Detalhada

Coordenar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela estrutura organizacional da área técnica de TI do CFFa.

Diariamente, orientar, supervisionar e/ou executar o suporte técnico aos usuários do sistema informatizado do órgão, abrangendo sua infraestrutura na instalação e manutenção de equipamentos computadorizados, criação de pontos de rede, restauração de backups, atualização de sistemas (antivírus, banco de dados, entre outras atividades relacionadas), criação de senhas e acessos, configuração de periféricos, utilização da internet e orientação geral aos funcionários visando o correto uso e aplicação dos sistemas e ferramentas disponíveis.

Acompanhar a necessidade de aquisição, adaptação ou reformulação de sistemas informatizados (software) para atender ou melhorar o fluxo de trabalho e informações do CFFa.

Avaliar as necessidades junto ao CFFa e buscar soluções mantendo contatos com o mercado visando identificar fornecedores para suprir carências, negociar condições de compra ou prestação de serviços e buscar aprovação do superior para sua efetivação.

Acompanhar a implantação das novas tecnologias e ajustes, intermediando a atuação dos fornecedores contratados junto aos usuários, para orientações posteriores ou treinamento.

Orientar, supervisionar e/ou executar serviços para a atualização da central telefônica digital envolvendo a criação e alterações de ramais, configurações, inspeção do cabeamento e equipamentos, bem como sua operação e instruções aos usuários sempre que solicitado. Monitorar a utilização e desempenho das ferramentas web (intranet e site).

Observar a necessidade de atualização do parque tecnológico do CFFa e orientar a compra e substituição de equipamentos visando a modernização destes e a utilização esperada. Avaliar a necessidade de troca, contatar fornecedores, cotar preços e avaliar as condições de fornecimento atuando em conjunto com a área de Compras.

Avaliar e testar a vulnerabilidade do sistema informatizado do Conselho, zelando pela sua segurança, controlando acessos, analisando riscos e tomando medidas preventivas e corretivas sempre que necessário.

Manter-se atualizado sobre novas tendências, técnicas, materiais, equipamentos e procedimentos que possam impactar sua atividade mediante acessos à internet, leitura de bibliografia especializada, contatos, participação em eventos do segmento e posicionar o superior para ciência e providências.

Periodicamente, orientar, supervisionar e/ou executar a manutenção preventiva do hardware do CFFa (servidores, notebooks, desktops e similares) visando o pleno funcionamento do parque tecnológico, além de atender às exigências das normas do sistema de qualidade (ISO).

Desenvolver software para aplicações das necessidades do CFFa, visando a utilização pelos usuários nas suas rotinas.

Apoiar e supervisionar a execução de atos da equipe, sugerindo estratégias e modelos de ação para solução de problemas identificados no âmbito das questões técnicas.

Apoiar a coordenação administrativa nos assuntos relativos às demandas e soluções de TI.

Instituir protocolos para uso de TI nos setores do CFFa e em todos os projetos.

Fornecer orientação para a adoção das opções de TI mais adequadas e inovadoras.

Fornecer suporte técnico e/ou treinamento em sistemas, redes e desenvolvimento de sistemas.

Ter pensamento crítico e capacidade para resolver problemas com grande atenção aos detalhes.

Agir como elo entre usuários finais e o suporte de nível mais alto.

Instalar e configurar software e hardware.

Monitorar o desempenho de sistemas e redes.

Executar diagnóstico de falhas, reparos e restauração de dados.

Solucionar situações que demandem manutenção de hardware e software.

Manter licenças e atualizar cronogramas das rotinas e acompanhar os fornecedores de soluções tecnológicas.

Zelar pela comunicação e interface da Diretoria com as demais Comissões do CFFa em assuntos de tecnologia.

Prestar apoio tecnológico sob sua supervisão para organização de ações coletivas que envolvam o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia.

Manter contatos internos e externos com pessoas e/ou instituições públicas ou privadas, a fim de subsidiar e contribuir para os trabalhos sob sua responsabilidade.

Representar o CFFa em assuntos técnicos de sua competência, sempre que designado pela Diretoria, participando de reuniões, visitas, seminários, congressos e entrevistas.

Manter organizado o acervo documental relativo à Diretoria, zelando pela organização e manutenção da documentação pertinente aos serviços sob sua responsabilidade.

Resguardar a segurança das informações pertencentes ao Conselho Federal de Fonoaudiologia, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD nº 13.709/2018.

Elaborar, em conjunto com outros profissionais, e executar planos anuais de trabalho e relatórios de atividades, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plenário e pela Diretoria do CFFa.

Conferir e responder pelo conteúdo de documentos emitidos pelos serviços sob sua responsabilidade.

Controlar e acompanhar assuntos da Diretoria em tramitação, a fim de atender ao cumprimento dos prazos estabelecidos.

Executar e controlar trabalhos planejados, observando o cumprimento de prazos e metas preestabelecidas.

Avaliar os resultados dos trabalhos realizados pela equipe técnica, propondo novas alternativas de ação, bem como atestando as já implantadas.

Participar de treinamentos e seminários que propiciem o aperfeiçoamento dos conhecimentos relativos à coordenação e ao apoio técnico, objetivando a melhoria contínua, bem como o desenvolvimento profissional e pessoal.

Solicitar a orientação da Diretoria, bem como solicitar apoio à coordenação administrativa, quando do surgimento de dúvidas atinentes ao desenvolvimento das tarefas, contribuindo, dessa forma, para a eficácia do trabalho.

Participar de reuniões com a coordenação administrativa, tratando de assuntos correlatos ao setor, a fim de possibilitar a avaliação das práticas aplicadas e melhor desempenho dos trabalhos.

Atender e realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo, conforme orientação e solicitação da Diretoria.

ESPECIFICAÇÕES DO CARGO

Instrução

Curso superior em Sistema de Informação, Sistemas ou em Ciência da Computação e registro ativo no respectivo Conselho Regional da categoria, se houver.

Experiência

Requer 12 meses de trabalho na área.

Complexidade de Tarefas

Trabalho altamente técnico, de ponderável complexidade, de caráter independente ou orientação limitada a resultados desejados, que requer conhecimentos amplos e especializados sobre sistemas de TI e desenvolvimento de aplicativos.

Responsabilidades Operacionais

Operações diretamente ligadas a uma ou mais áreas que demandem coordenação de alta responsabilidade, para que não ocorram embaraços táticos e operacionais nem custos e prejuízos consideráveis. Considerem-se, em especial, os riscos operacionais com alto custo se não houver atendimento à LGPD.

Responsabilidade pelo trabalho de terceiros

Complexidade E: Grupo de trabalho de até três pessoas.   

Competências – Habilidades – Atitudes

Competências: Visão estratégica; foco em resultados; orientação para a satisfação do cliente; liderança de pessoas e conhecimento técnico específico do cargo; e experiência em desenvolvimento de programas de computador.

 

Habilidades: Análise e avaliação; flexibilidade; melhoria contínua; motivação; relacionamento e trabalho em equipe; organização; facilidade em cálculos; raciocínio lógico e ágil; capacidade de gerenciar problemas e encontrar soluções.

Atitudes: Atenção; bom senso; comprometimento; confiabilidade; dinamismo; criatividade, iniciativa e proatividade.

TABELA REMUNERATÓRIA:

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GRADE DE CARGOS E SALÁRIOS COORDENAÇÃO

Grau

CARGO

Carga horária semanal

Inicial

1º Quartil

2º Quartil

3º Quartil

4º Quartil

Mínimo

Médio

Máximo

27

Coordenador Técnico de Tecnologia da Informação

 

40h

5.357,53

5.765,77

5.765,79

6.155,00

6.155,02

6.577,07

6.577,09

7.826,72

7.826,74

8.357,37

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União. 

Andréa Cintra Lopes

Presidente

 

 

Jozélia Duarte Borges de Paula Ribas

Diretora-Secretária

 

 

Publicada no DOU, Seção 1, Dia 21/03/2023