RESOLUÇÃO
CFFa Nº 697, DE 21 DE MARÇO DE 2023
“Dispõe sobre a inclusão do cargo de
Coordenador Técnico de Tecnologia da Informação na Política de Remuneração do
Conselho Federal de Fonoaudiologia, aprovada pela Resolução CFFa nº
588, de 29 de outubro de 2020, que trata dos Cargos de Livre Provimento do
CFFa, com a descrição, a carga horária e a tabela salarial.”
O
Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais e
regimentais, conferidas pela Lei nº 6.965, de 09 de
dezembro de 1981, e pelo Decreto nº 87.218, de 31
de maio de 1982;
Considerando
a Resolução CFFa nº 588, de 29 de outubro de 2020, que “institui a
política de remuneração do CFFa e altera o Normativo de Pessoal que trata
dos Cargos de Livre Provimento do CFFa”;
Considerando
o decidido na 449ª Reunião de Diretoria, ad referendum do Plenário,
realizada no dia 17 de março de 2023,
R E S O L V E:
Art. 1º A Política de Remuneração do Conselho Federal de
Fonoaudiologia (CFFa), instituída pela Resolução CFFa nº 588, de 29 de outubro
de 2020, que trata dos Cargos de Livre Provimento do CFFa, passa a vigorar com
a inclusão do cargo de Coordenador
Técnico de Tecnologia da Informação (TI), com a descrição do cargo, a
carga horária e a tabela salarial, de acordo com a seguinte redação:
Anexo I
Normativo de Pessoal
16. Descrição de
cargos
CARGO: COORDENADOR
TÉCNICO DE TI
Sumária
Supervisionar a
Equipe Técnica de TI, avaliar e identificar soluções tecnológicas para otimizar
os processos, planejar projetos de implantação de sistemas, desenvolver software necessário e demandado,
promover inovações tecnológicas para as atividades e rotinas, acompanhar as
necessidades do trabalho e de todas as partes interessadas, visando atender às
demandas da Diretoria, das Comissões e dos demais setores do CFFa.
Detalhada
Coordenar e
supervisionar as atividades desenvolvidas pela estrutura organizacional da área
técnica de TI do CFFa.
Diariamente, orientar, supervisionar e/ou
executar o suporte técnico aos usuários do sistema informatizado do órgão,
abrangendo sua infraestrutura na instalação e manutenção de equipamentos
computadorizados, criação de pontos de rede, restauração de backups, atualização de sistemas
(antivírus, banco de dados, entre outras atividades relacionadas), criação de
senhas e acessos, configuração de periféricos, utilização da internet e orientação geral aos
funcionários visando o correto uso e aplicação dos sistemas e ferramentas
disponíveis.
Acompanhar a necessidade de aquisição, adaptação
ou reformulação de sistemas informatizados (software)
para atender ou melhorar o fluxo de trabalho e informações do CFFa.
Avaliar as necessidades junto ao CFFa e buscar
soluções mantendo contatos com o mercado visando identificar fornecedores para
suprir carências, negociar condições de compra ou prestação de serviços e
buscar aprovação do superior para sua efetivação.
Acompanhar a implantação das novas tecnologias e
ajustes, intermediando a atuação dos fornecedores contratados junto aos
usuários, para orientações posteriores ou treinamento.
Orientar, supervisionar e/ou executar serviços
para a atualização da central telefônica digital envolvendo a criação e
alterações de ramais, configurações, inspeção do cabeamento e equipamentos, bem
como sua operação e instruções aos usuários sempre que solicitado. Monitorar a
utilização e desempenho das ferramentas web
(intranet e site).
Observar a necessidade de atualização do parque
tecnológico do CFFa e orientar a compra e substituição de equipamentos visando a
modernização destes e a utilização esperada. Avaliar a necessidade de troca,
contatar fornecedores, cotar preços e avaliar as condições de fornecimento
atuando em conjunto com a área de Compras.
Avaliar e testar a vulnerabilidade do sistema
informatizado do Conselho, zelando pela sua segurança, controlando acessos,
analisando riscos e tomando medidas preventivas e corretivas sempre que
necessário.
Manter-se atualizado sobre novas tendências,
técnicas, materiais, equipamentos e procedimentos que possam impactar sua
atividade mediante acessos à internet,
leitura de bibliografia especializada, contatos, participação em eventos do segmento
e posicionar o superior para ciência e providências.
Periodicamente, orientar, supervisionar e/ou
executar a manutenção preventiva do hardware
do CFFa (servidores, notebooks, desktops
e similares) visando o pleno funcionamento do parque tecnológico, além de
atender às exigências das normas do sistema de qualidade (ISO).
Desenvolver software para aplicações das necessidades do CFFa, visando a utilização
pelos usuários nas suas rotinas.
Apoiar e
supervisionar a execução de atos da equipe, sugerindo estratégias e modelos de
ação para solução de problemas identificados no âmbito das questões técnicas.
Apoiar a
coordenação administrativa nos assuntos relativos às demandas e soluções de TI.
Instituir
protocolos para uso de TI nos setores do CFFa e em todos os projetos.
Fornecer orientação
para a adoção das opções de TI mais adequadas e inovadoras.
Fornecer suporte técnico e/ou treinamento em
sistemas, redes e desenvolvimento de sistemas.
Ter pensamento
crítico e capacidade para resolver problemas com grande atenção aos detalhes.
Agir como elo entre
usuários finais e o suporte de nível mais alto.
Instalar e
configurar software e hardware.
Monitorar o
desempenho de sistemas e redes.
Executar
diagnóstico de falhas, reparos e restauração de dados.
Solucionar
situações que demandem manutenção de hardware
e software.
Manter licenças e
atualizar cronogramas das rotinas e acompanhar os fornecedores de soluções
tecnológicas.
Zelar pela
comunicação e interface da Diretoria com as demais Comissões do CFFa em
assuntos de tecnologia.
Prestar apoio
tecnológico sob sua supervisão para organização de ações coletivas que envolvam
o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia.
Manter contatos
internos e externos com pessoas e/ou instituições públicas ou privadas, a fim
de subsidiar e contribuir para os trabalhos sob sua responsabilidade.
Representar o CFFa
em assuntos técnicos de sua competência, sempre que designado pela Diretoria,
participando de reuniões, visitas, seminários, congressos e entrevistas.
Manter organizado o
acervo documental relativo à Diretoria, zelando pela organização e manutenção
da documentação pertinente aos serviços sob sua responsabilidade.
Resguardar a
segurança das informações pertencentes ao Conselho Federal de Fonoaudiologia,
em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD nº
13.709/2018.
Elaborar, em
conjunto com outros profissionais, e executar planos anuais de trabalho e
relatórios de atividades, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo
Plenário e pela Diretoria do CFFa.
Conferir e
responder pelo conteúdo de documentos emitidos pelos serviços sob sua
responsabilidade.
Controlar e
acompanhar assuntos da Diretoria em tramitação, a fim de atender ao cumprimento
dos prazos estabelecidos.
Executar e controlar
trabalhos planejados, observando o cumprimento de prazos e metas
preestabelecidas.
Avaliar os
resultados dos trabalhos realizados pela equipe técnica, propondo novas
alternativas de ação, bem como atestando as já implantadas.
Participar de
treinamentos e seminários que propiciem o aperfeiçoamento dos conhecimentos
relativos à coordenação e ao apoio técnico, objetivando a melhoria contínua,
bem como o desenvolvimento profissional e pessoal.
Solicitar a
orientação da Diretoria, bem como solicitar apoio à coordenação administrativa,
quando do surgimento de dúvidas atinentes ao desenvolvimento das tarefas,
contribuindo, dessa forma, para a eficácia do trabalho.
Participar de
reuniões com a coordenação administrativa, tratando de assuntos correlatos ao
setor, a fim de possibilitar a avaliação das práticas aplicadas e melhor
desempenho dos trabalhos.
Atender e realizar
outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo, conforme
orientação e solicitação da Diretoria.
ESPECIFICAÇÕES DO CARGO
Curso superior em
Sistema de Informação, Sistemas ou em Ciência da Computação e registro ativo no
respectivo Conselho Regional da categoria, se houver.
Requer 12 meses de
trabalho na área.
Trabalho altamente
técnico, de ponderável complexidade, de caráter independente ou orientação
limitada a resultados desejados, que requer conhecimentos amplos e
especializados sobre sistemas de TI e desenvolvimento de aplicativos.
Operações
diretamente ligadas a uma ou mais áreas que demandem coordenação de alta
responsabilidade, para que não ocorram embaraços táticos e operacionais nem
custos e prejuízos consideráveis. Considerem-se, em especial, os riscos
operacionais com alto custo se não houver atendimento à LGPD.
Complexidade
E: Grupo de trabalho de até três pessoas.
Competências: Visão
estratégica; foco em resultados; orientação para a satisfação do cliente;
liderança de pessoas e conhecimento técnico específico do cargo; e experiência
em desenvolvimento de programas de computador.
Habilidades:
Análise e avaliação; flexibilidade; melhoria contínua; motivação;
relacionamento e trabalho em equipe; organização; facilidade em cálculos;
raciocínio lógico e ágil; capacidade de gerenciar problemas e encontrar
soluções.
Atitudes: Atenção;
bom senso; comprometimento; confiabilidade; dinamismo; criatividade, iniciativa
e proatividade.
TABELA
REMUNERATÓRIA:
|
GRADE DE CARGOS E
SALÁRIOS COORDENAÇÃO |
|||||||||||
Grau |
CARGO |
Carga horária
semanal |
Inicial |
1º Quartil |
2º Quartil |
3º Quartil |
4º Quartil |
|||||
Mínimo |
Médio |
Máximo |
||||||||||
27 |
Coordenador Técnico de Tecnologia
da Informação |
40h |
5.357,53 |
5.765,77 |
5.765,79 |
6.155,00 |
6.155,02 |
6.577,07 |
6.577,09 |
7.826,72 |
7.826,74 |
8.357,37 |
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no
Diário Oficial da União.
Presidente
Jozélia Duarte Borges de Paula Ribas
Diretora-Secretária
Publicada no
DOU, Seção 1, Dia 21/03/2023